E aí pessoal, beleza? Estou aqui novamente, para tentar explicar à vocês, por meio deste post, um pouco sobre a Guerra Fria.
Lucas Almeida
O que foi a Guerra Fria?

A Guerra Fria foi um período em que as duas superpotências mundiais (Estados Unidos e União Soviética), disputaram a hegemonia política, econômica e militar no mundo no período pós-guerra. 

O que caracteriza esta guerra?

A Guerra Fria foi marcada por uma série de conflitos entre o socialismo e o capitalismo, como a Guerra da Coreia e a Guerra do Vietnã, sem nunca ocorrer um combate direto entre os dois principais envolvidos, que passaram a empreender uma corrida armamentista. O arsenal nuclear acumulado pelas duas nações era suficiente para destruir a vida humana no planeta Terra.

Quais as consequências desta guerra?

Esse período impulsionou a indústria armamentista dos Estados Unidos. Conflitos em territórios estrangeiros, em  nome da paz e da liberdade, motivavam a movimentação para a indústria de guerra.
Uma das estratégias importantes do governo estadunidense a fim de promover o crescimento econômico foi o direcionamento dos seus avanços tecnológicos também para a produção de bens de consumo para população, e não somente na indústria bélica.
Outro fator importante do pós-Segunda Guerra foi o impulso à vocação imperialista dos EUA, que se autodefiniam como os defensores do mundo livre e democrático. Assim, esse país fez intervenções em vários países com pretextos de manter a liberdade. Contudo, muitas vezes, os motivos eram geopolíticos ou econômicos.

 Fim da Guerra Fria

O fortalecimento de economias como as do Japão e da Alemanha, reestruturadas após a Segunda Guerra Mundial, passou a ser um fator de prejuízo aos mercados internacionais estadunidenses, tendo em vista que esses países se tornaram competitivos, colocando seus produtos com ótima qualidade e bons preços no mercado.
Esses seriam os novos desafios para os Estados Unidos na entrada do século 21: a competição global e a dependência do petróleo proveniente do Oriente Médio.